Massagem Reflexológica – O que é?
- Marcelo Santos

- 24 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jan.

A massagem reflexológica, também conhecida como terapia de zona, é uma técnica de medicina alternativa na qual massagear, acariciar, apertar, pressionar, esfregar e empurrar áreas muito específicas dos pés, mãos e orelhas é usada para promover ou estimular efeitos benéficos em outras partes correspondentes.do corpo (acessado remotamente, através da rede nervosa do corpo), como os órgãos internos vitais (coração, fígado, cérebro, estômago, bexiga, seios da face, baço, vesícula biliar, glândula pituitária, glândula adrenal, pâncreas, rins e muito mais).
O objetivo é melhorar o bem-estar mental e físico do sujeito de maneiras que normalmente não são alcançadas devido ao acesso limitado a esses órgãos ou partes do corpo.

A Massagem Reflexológica, de acordo com a Associação Americana de Reflexologistas, melhora a circulação sanguínea, desintoxica resíduos metabólicos, reduz a tensão e ajuda o corpo a se curar. A Massagem Reflexológica também é conhecida por ajudar com dores nas costas, enxaquecas, infertilidade, artrite e uma série de outros problemas mentais e físicos, de acordo com a Associação.
Como estudos e pesquisas direcionados sobre a eficácia da Massagem Reflexológica não conseguiram chegar a conclusões clínicas sólidas, muitos profissionais médicos da medicina ocidental tradicional frequentemente expressaram preocupações de que a crença na prática poderia atrasar perigosamente o tratamento de distúrbios de saúde potencialmente significativos.
Eles chegaram até a classificar a alegação da reflexologia de manobrar energia (gi) como pseudocientífica, alegando que não há prova científica para energia vital, estruturas cristalinas ou rotas no corpo humano. Esses mesmos críticos médicos e outros (geralmente apoiados pela Big Pharma e outros críticos da prática centenária da Reflexologia) nos Estados Unidos criticam a falta de treinamento médico e sua curta duração.
Eles também criticam a falta de um sistema centralizado de credenciamento e licenciamento para profissionais de Reflexologia Massagem. Dito isso, a maioria dos países exige que aqueles que desejam praticar Reflexologia se tornem médicos totalmente treinados e certificados com um sólido entendimento de anatomia e fisiologia. Isso inclui várias nações europeias, incluindo a Suíça.
Os reflexologistas, por outro lado, argumentam que o corpo humano inclui um campo de energia invisível conhecido como força vital ou gi, e que um bloqueio ou obstrução dessa força vital impede ou atrasa a predisposição natural do corpo para a autocura e a melhoria da saúde e bem-estar. No final, tudo se resume, para muitos, à ciência versus medicina, conforme percebida e praticada por milhares de anos em países asiáticos – para muitos, com resultados surpreendentes e promotores da saúde.
Em 1913, o médico otorrinolaringologista Dr. William H. Fitzgerald e seu parceiro Dr. Edwin Bowers são creditados como os primeiros a introduzir a reflexologia nos Estados Unidos. Os Drs. Fitzgerald e Bowers declararam que aplicar pressão em áreas específicas do corpo produz efeitos analgésicos e anestésicos em outras seções do corpo, referindo-se à ideia deles como “tratamento de zona”.
Eunice D. Ingham, enfermeira e fisioterapeuta, disse que as mãos e os pés são especialmente suscetíveis, como seus estudos e prática nas décadas de 1930 e 1940 mostraram, e passou a diagramar o corpo inteiro em impulsos correspondentes ou “pontos reflexos” nos pés. Os reflexos registrados de Ingham ainda são usados hoje, e mais tarde ele alterou o termo “terapia de zona” para “reflexologia” ou “massagem reflexológica, que agora é amplamente usada no mundo todo”.
Em nossa opinião, é menos crucial, cientificamente, se a Reflexology Massage atinge os efeitos exatos que alega atingir (e que são, até certo ponto, ainda não discerníveis). Um dos pontos mais significativos levantados aqui é que uma massagem forte nas mãos e nos pés é tão agradável, especialmente depois de um longo dia de trabalho, que DEVE ser terapêutica de alguma forma. Se não fosse assim, então aquelas dezenas de milhares que se aglomeram em centros de massagem nos EUA, que ajudam a aliviar a dor e o estresse, seriam claramente evitadas por essas mesmas pessoas!
No entanto, parece que o oposto é verdade, e que essas visitas reforçam o fato de que a Reflexologia realmente acalma o corpo, a mente e o espírito.







Comentários